Identidade da Escola Teresiana

A escola teresiana é uma escola que vê na educação uma oportunidade para “ (…) a formação de pessoas, homens e mulheres, sujeitos de encontro; formados integralmente - mente e coração; capacidade crítica e compaixão, corresponsabilidade e cooperação; sabedoria e saber instrumental; transformadores sociais - cidadãos enraizados na própria cultura com abertura ao mundo global, conscientes da sua identidade e pertença, criadores de cultura solidária e de paz.” (Proposta Educativa Teresiana, IV. Líneas Maestras, 2).

Por isso queremos ser:

• Escola de qualidade que contribua para a formação integral de pessoas, articulando a componente académica com a capacidade de viver a vida com interioridade, abertas aos outros, à transcendência e à relação com Deus;
  • Escola centrada na pessoa que reconhece a dignidade de cada ser humano, valorizando a sua dimensão relacional num processo de crescimento contínuo;
  • Escola em pastoral que aprofunda o conhecimento dos valores cristãos, através do quarto de hora de oração diária e da vivência dos tempos litúrgicos ao longo do ano;
  • Escola em colaboração com a família que reconhece nos pais os primeiros educadores; estabelecendo parcerias com instituições de educação formal e educação não formal do concelho.
  • Escola transformadora que promove processos de mudança, concebe a vida em contínua comunicação interna e externa e, partindo de uma cultura de encontro, procura compromissos coletivos de transformação da pessoa, da escola e da sociedade
  • Escola aberta à comunidade e ao meio em que vivemos que é consciente da importância da partilha de saberes e experiências na formação dos alunos.