Colégio Santa teresa de jesus

Companhia de Santa Teresa de Jesus

A Companhia de Santa Teresa de Jesus, constituída por irmãs teresianas, é um instituto religioso apostólico fundado por Enrique de Ossó a 23 de junho de 1876. Este sacerdote catalão do convulso século XIX espanhol descobriu em Teresa de Jesús a força de sua espiritualidade a capacidade da mulher para evangelizar e transformar a sociedade. 
As teresianas vivem o seu carisma educativo em pluralidade de formas e presenças, em 23 países do mundo, vivendo a consagração religiosa em comunidade. 
Na Europa, estamos presentes em Portugal, Espanha e Itália, com mais de 25 colégios, obras sociais e outros projectos educativos. Compartilhamos o carisma educativo com leigos e leigas que, tal como Jesus, tratam de servir o Evangelho, através da missão educadora.

A companhia em Portugal

Somos parte de uma família que nasceu em 1876, na Catalunha, graças a um homem de fé, seriamente preocupado pelos grandes problemas que afetavam a sociedade do seu tempo: diminuir tanto analfabetismo atendendo sobretudo o tão descuidado sexo feminino. 
A experiência de Teresa de Jesus inspirou santo Henrique de Ossó que passou a apostar nas capacidades da mulher e a abrir-lhe horizontes para além das quatro paredes da casa a que ela estava confinada...
A visita de apóstolo teresiano, em 1883, a Portugal, foi a sua primeira saída da fronteira espanhola: situou-se na Fraga, diocese de Viseu, em 1884, e, a partir daí, outras presenças se seguiram: Torres Novas, Santa Cristina do Couto, S. Martinho do Campo (Santo Tirso)...
Em 1910, com a expulsão das ordens e congregações religiosas do País, surgiu o tempo da diáspora para este grupo, de teresianas, forte e cheio de pujança. Outras missões, noutros países, as chamaram. Um grupo de irmãs funda no Brasil. Aí, a nossa família, Companhia de Santa Teresa de Jesus, ganhou raízes para dar abundantes frutos que perduram. Passados anos, algumas puderam atravessar, de novo, o Oceano em sentido inverso, regressando a Portugal. 
Em 1924 regressámos, na clandestinidade ainda, fixando-nos em Elvas. Uma verdadeira aventura nascida do entusiasmo dos antigos alunos e alunas. Foi o reinício de uma nova etapa, que, a pouco e pouco, foi multiplicando as presenças: Braga, Portalegre, Coimbra, Porto... vinculadas à Província Sagrado Coração, do Centro de Espanha. 
Em 1945, o Capítulo Geral constituiu a Província Maria Imaculada, com a autonomia que as Constituições conferem. A partir de então, foi-se configurando a Província nascente, com o Noviciado e a Casa Provincial, em Braga.

www.stjteresianas.org

história

O Colégio de Santa Teresa de Jesus celebrou o seu centenário no ano de 1997. Foi o terceiro Colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus aberto, em Portugal, um ano após a morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó, que pessoalmente, três anos antes, fizera os primeiros contactos e considerara o solo português um amplo campo de evangelização.

A 29 de Dezembro de 1896 as Irmãs Teresianas vieram de Fraga, distrito de Viseu, para Santa Cristina do Couto - Santo Tirso, a pedido do Pároco da freguesia, José Vicente Correia de Abreu que mandou construir o edifício para o novo Colégio. Foi inaugurado no dia 10 de Janeiro de 1897 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora do Carmo”. A inauguração foi realizada com grande solenidade: armadores de Santo Tirso adornaram a entrada com arcos e flores. Houve um ato solene embelezado com brilhantes discursos, cantos, vivas a Nossa Senhora e à Companhia de Santa Teresa de Jesus. Muito honrou este ato a presença do Delegado e Vice-Presidente da Câmara de Santo Tirso, bem como outras autoridades civis e religiosas.

O Colégio começou a funcionar com alunas internas, externas, Pré-Escolar e uma escola Dominical gratuita para senhoras e empregadas domésticas que não podiam frequentar o Colégio em dias de semana.
A 5 de Outubro de 1910, com a implantação da República, foi proibido, pelo governo, o ensino religioso em Portugal e foram expulsos os Religiosos. O Colégio ficou selado no poder do Estado até 1920 e as Irmãs foram para o Brasil.
Em 1920, o Estado vendeu o edifício em hasta pública, o qual foi adquirido pelo senhor José Carlos Marinho, pai de uma Irmã Franciscana de Calais, a pedido da Congregação, que o restaurou e abriu de novo em Março de 1923 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora de Lourdes”.

Em 1936 duas antigas alunas do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, da família Campos Miranda, pediram a reabertura do Colégio, cedendo para o efeito parte do seu palacete situado na Rua Sousa Trêpa, nº 91 em Santo Tirso.
O Colégio, agora com o nome de Santa Teresa de Jesus, foi inaugurado a 7 de Outubro de 1936.

A 15 de Dezembro de 1942 o Ministério da Educação concedeu ao Colégio, o Alvará autorizando a frequência de 36 alunas da Infantil e Primária (atual Pré-escolar e 1º Ciclo) e 44 alunas do 1º Ciclo liceal (atual 2º Ciclo); e, em 1947 foi autorizado a lecionar o 2º Ciclo liceal (atual 3º Ciclo), aumentando a lotação em 24 alunas do ensino liceal, perfazendo o total de 104 alunas.

MISSÃO

"Formados bons cidadãos, ter-se-á formada uma boa família e uma boa sociedade" (Santo Henrique de Ossó, Apontamentos de Pedagogia Teresiana, nº 85).A pessoa é o centro da nossa missão educativa. A partir da atenção personalizada e em colaboração com as famílias, o Colégio Teresiano pretende:

• Dar a cada aluno a atenção educativa necessária para alcançar o desenvolvimento máximo das suas capacidades pessoais, potenciando as diversas inteligências e procurando a maturidade intelectual, física, afetiva e moral.

• Formar alunos competentes, criativos e abertos à mudança, capazes de transformar a sociedade e de comprometer-se no serviço do bem comum.

• Capacitar para viver a vida em relação com os outros e com a realidade, formando parte de uma comunidade educativa, que favoreça o desenvolvimento pessoal e a implicação de todos os seus membros.• Ser uma comunidade crente teresiana, que eduque para a interioridade, a trascendência e a relação com Deus, para formar Igreja e ser testemunha de vida cristã.

APRESENT AÇÃO

O Colégio de Santa Teresa de Jesus é propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Santa Teresa de Jesus, fundada, em Espanha no ano de 1876, por Santo Henrique de Ossó.

É uma Escola Básica Integrada, com Educação Pré-Escolar. Funciona, desde 1988, em regime de Autonomia Pedagógica para o 1º , 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. O Colégio funciona em regime de Contrato Simples e de Desenvolvimento, promove uma educação integral e católica dos seus alunos, de acordo com a Proposta Educativa Teresiana e o Projeto Educativo, segundo uma conceção cristã da pessoa, da vida e do mundo.

Fundamenta a ação educativa nos princípios pedagógicos do seu Fundador, Santo Henrique de Ossó, e cultiva um estilo de valores inspirados em Santa Teresa de Jesus, e atualizados pela Proposta Educativa Teresiana, publicada em 2005, em Roma.

Conselho de Direção

O Conselho de Direção é o órgão de direção estratégica, responsável pelas linhas orientadoras da atividade do Colégio.

Constituição
O Concelho de Direção é constituído pela Diretora Titular, pela Diretora Pedagógica, pela Administradora, pela Coordenadora da Pastoral e pela Coordenadora dos Diretores de Turma.

Designação dos elementos do Conselho de Direção:

Nomeação e cessação de funções
Os membros do Conselho de Direção do Colégio são nomeados e cessados pelo Go​verno Provincial, sob a proposta da Coordenadora de Âmbito Escolar.

Competências
Constituem algumas competências do Conselho de Direção:

  • Presidente
  • Vice-Presidente
  • Administrador
  • Vogais
  1. Orientar e coordenar o desenvolvimento dos diferentes aspetos do funcionamento do Colégio em ordem à realização dos seus objetivos, sem prejuízo das concorrências próprias dos respetivos órgãos de governo;
  2. Facilitar a participação coordenada de toda a comunidade educativa nas atividades do Colégio;
  3. Promover o sentido de pertença e vinculação ao Colégio e a coordenação e integração entre as diferentes equipas e seus membros, assim como, um clima de diálogo e participação que favoreça a comunicação e colaboração dos membros da Comunidade Educativa;
  4. Garantir o sentido evangelizador de toda a ação escolar e extraescolar do Colégio, de acordo com as linhas do Ideário Teresiano;
  5. Impulsionar o conhecimento e a vivência da Proposta Educativa Teresiana e do Ideário Teresiano;
  6. Promover a elaboração do Projeto Educativo do Colégio e garantir a sua aplicação;
  7. Promover a formação permanente do pessoal docente e não docente do Colégio;
  8. Colaborar com a Diretora titular na aplicação do procedimento de seleção, contratação, acompanhamento e avaliação do pessoal docente e não docente do Colégio;
  9. Promover a abertura e colaboração com outras instituições, com as quais se partilha o mesmo objetivo educativo e pastoral.

A nossa Equipa

Esmeralda Lima

Diretora Titular e Pedagógica

Helena Leandro

Coordenadora da Pastoral

Fátima Pereira

Coordenadora do 3º Ciclo

Fátima Neto

Administradora

Cláudia Teixeira

Educadora de Infância 

Goretti Machado

Educadora de Infância

Olga Coelho

Professora Titular 1º Ano

Elsa Moreira

Professora Titular 2º Ano

Isabel Ferreira

Professora Titular 3º ano

Carla Pinheiro

Professora Titular 4º Ano

Marco Costa

Diretor de Turma e Professor Português

Miguel Oliveira

Diretor de Turma e Professor Educação Física

Paula Ferreira

Diretora de Turma e Professora de Matemática

Albertina Martins

Assistente Educativa

Angelina Nunes

Assistente Educativa

Armanda Martins

Assistente Educativa

Elisabete Almeida

Técnica

Fátima Cunha

Assistente Educativa

Fátima Freitas

Assistente Educativa

Natércia Viana

Assistente Educativa

Rosa Almeida

Assistente Educativa

Rosa Machado

Assistente Educativa

Sandra Rocha

Assistente Educativa

Sara Alves

Assistente Educativa

Sara Fernandes

Assistente Educativa

Teresa Carvalho

Assistente Educativa

Teresa Teixeira

Assistente Educativa Pré-Escolar

Célia Silva

Psicóloga

ORGANIZAÇÃO

O Colégio integra quatro níveis de ensino:

  • Pré-Escolar: 3, 4 e 5 anos
  • 1º Ciclo do Ensino Básico: 1º, 2º​, 3º e 4º anos
  • 2º Ciclo do Ensino Básico: 5º e 6º anos
  • 3º Ciclo do Ensino Básico: 7º, 8º e 9º anos

Os 2.º e 3.º Ciclos organizam-se em Departamentos Curriculares, designadamente:

  • Departamento de Línguas: Português, Inglês e Francês
  • Departamento de Ciências Humanas e Sociais e da Fé: História, Geografia, História e Geografia de Portugal, Educação Moral e Religiosa Católica e Cidadania e Desenvolvimento
  • Departamento de Ciências Exatas e da Natureza: Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais, Multimédia e Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Departamento de Expressões: Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Musical

documentação

Projeto Educativo

Regulamento Interno

Protocolo de Prevenção da violência nos centros educativos da Companhia de Santa Teresa de Jesus

Referencial para a intervenção dos Psicólogos em contexto escolar

insTALAÇÕES

Contactos  e
 localização

Como te podemos ajudar?

Se tiver alguma dúvida ou questão, escreva-nos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ligue-nos para +351 ​914588388 ou preencha o nosso formulário de contacto e responderemos o mais breve possível.

Obrigada! A sua mensagem foi enviada.
Não foi possível enviar a sua mensagem. Por favor corrija os erros.

 ​Rua D. Nuno Alvares Pereira, 40 - 4780-439 Santo Tirso - Portugal

 Telefone: +351 ​252808060  *Chamada para a rede fixa nacional

 Telemóvel: +351 ​914588388  *Chamada para rede móvel nacional

 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.