O Colégio de Santa Teresa de Jesus celebrou o seu centenário no ano de 1997. Foi o terceiro Colégio da Companhia de Santa Teresa de Jesus aberto, em Portugal, um ano após a morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó, que pessoalmente, três anos antes, fizera os primeiros contactos e considerara o solo português um amplo campo de evangelização.
A 29 de Dezembro de 1896 as Irmãs Teresianas vieram de Fraga, distrito de Viseu, para Santa Cristina do Couto - Santo Tirso, a pedido do Pároco da freguesia, José Vicente Correia de Abreu que mandou construir o edifício para o novo Colégio. Foi inaugurado no dia 10 de Janeiro de 1897 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora do Carmo”. A inauguração foi realizada com grande solenidade: armadores de Santo Tirso adornaram a entrada com arcos e flores. Houve um ato solene embelezado com brilhantes discursos, cantos, vivas a Nossa Senhora e à Companhia de Santa Teresa de Jesus. Muito honrou este ato a presença do Delegado e Vice-Presidente da Câmara de Santo Tirso, bem como outras autoridades civis e religiosas.
O Colégio começou a funcionar com alunas internas, externas, Pré-Escolar e uma escola Dominical gratuita para senhoras e empregadas domésticas que não podiam frequentar o Colégio em dias de semana.
A 5 de Outubro de 1910, com a implantação da República, foi proibido, pelo governo, o ensino religioso em Portugal e foram expulsos os Religiosos. O Colégio ficou selado no poder do Estado até 1920 e as Irmãs foram para o Brasil.
Em 1920, o Estado vendeu o edifício em hasta pública, o qual foi adquirido pelo senhor José Carlos Marinho, pai de uma Irmã Franciscana de Calais, a pedido da Congregação, que o restaurou e abriu de novo em Março de 1923 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora de Lourdes”.
Em 1936 duas antigas alunas do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, da família Campos Miranda, pediram a reabertura do Colégio, cedendo para o efeito parte do seu palacete situado na Rua Sousa Trêpa, nº 91 em Santo Tirso.
O Colégio, agora com o nome de Santa Teresa de Jesus, foi inaugurado a 7 de Outubro de 1936.
A 15 de Dezembro de 1942 o Ministério da Educação concedeu ao Colégio, o Alvará autorizando a frequência de 36 alunas da Infantil e Primária (atual Pré-escolar e 1º Ciclo) e 44 alunas do 1º Ciclo liceal (atual 2º Ciclo); e, em 1947 foi autorizado a lecionar o 2º Ciclo liceal (atual 3º Ciclo), aumentando a lotação em 24 alunas do ensino liceal, perfazendo o total de 104 alunas.
"Formados bons cidadãos, ter-se-á formada uma boa família e uma boa sociedade" (Santo Henrique de Ossó, Apontamentos de Pedagogia Teresiana, nº 85).A pessoa é o centro da nossa missão educativa. A partir da atenção personalizada e em colaboração com as famílias, o Colégio Teresiano pretende:
• Dar a cada aluno a atenção educativa necessária para alcançar o desenvolvimento máximo das suas capacidades pessoais, potenciando as diversas inteligências e procurando a maturidade intelectual, física, afetiva e moral.
• Formar alunos competentes, criativos e abertos à mudança, capazes de transformar a sociedade e de comprometer-se no serviço do bem comum.
• Capacitar para viver a vida em relação com os outros e com a realidade, formando parte de uma comunidade educativa, que favoreça o desenvolvimento pessoal e a implicação de todos os seus membros.• Ser uma comunidade crente teresiana, que eduque para a interioridade, a trascendência e a relação com Deus, para formar Igreja e ser testemunha de vida cristã.
O Colégio de Santa Teresa de Jesus é propriedade da Província Portuguesa da Companhia de Santa Teresa de Jesus, fundada, em Espanha no ano de 1876, por Santo Henrique de Ossó.
É uma Escola Básica Integrada, com Educação Pré-Escolar. Funciona, desde 1988, em regime de Autonomia Pedagógica para o 1º , 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. O Colégio funciona em regime de Contrato Simples e de Desenvolvimento, promove uma educação integral e católica dos seus alunos, de acordo com a Proposta Educativa Teresiana e o Projeto Educativo, segundo uma conceção cristã da pessoa, da vida e do mundo.
Fundamenta a ação educativa nos princípios pedagógicos do seu Fundador, Santo Henrique de Ossó, e cultiva um estilo de valores inspirados em Santa Teresa de Jesus, e atualizados pela Proposta Educativa Teresiana, publicada em 2005, em Roma.
O Colégio integra quatro níveis de ensino:
Os 2.º e 3.º Ciclos organizam-se em Departamentos Curriculares, designadamente:
Se tiver alguma dúvida ou questão, escreva-nos para
Rua D. Nuno Alvares Pereira, 40 - 4780-439 Santo Tirso - Portugal
Telefone: +351 252808060 *Chamada para a rede fixa nacional
Telemóvel: +351 914588388 *Chamada para rede móvel nacional
Email: